Igreja da Ásia Menor, Conselho de Doutrina e Ética,
Paulo, o
apóstolo.
Caro
Paulo,
Recentemente
recebemos uma cópia de sua carta aos gálatas. O Conselho de doutrina e ética me
orientou a informá-lo de várias coisas que nos preocupam profundamente:
Inicialmente,
consideramos sua linguagem um tanto desequilibrada. Na carta, após a breve
saudação aos gálatas, você imediatamente ataca seus oponentes afirmando que
eles “querem perverter o evangelho de Cristo”.
Então diz que esses homens deveriam ser considerados “malditos”;
e, em outro lugar, você faz referência a “falsos irmãos”.
Não seria
mais caridoso lhes dar o benefício da dúvida — pelo menos até a Assembléia
Geral ter investigado e julgado o assunto? Para piorar a situação, você ainda
diz: “Quanto a esses que os perturbam, quem dera que se castrassem!” (5:12,
NVI). Essa declaração é apropriada para um ministro cristão? A observação
parece muito áspera e desamorosa.
Paulo,
temos realmente sentido a necessidade de preveni-lo sobre o tom de suas
epístolas. Você confronta as pessoas de maneira áspera.
Em algumas
cartas você chegou até a mencionar nomes; essa prática tem, sem dúvida,
angustiado os amigos de Himeneu, Alexandre e de outros. Afinal, muitas pessoas
foram apresentadas à fé cristã pelo ministério desses homens.
Embora
alguns dos nossos missionários tenham manifestado lamentáveis deficiências,
quando você fala desses homens de forma depreciativa só pode provocar
sentimentos ruins.
Em outras
palavras, Paulo, creio que você deveria se esforçar para ter uma postura mais
moderada em seu ministério. Você não deveria tentar ganhar os que estão no erro
demonstrando um espírito brando? Neste momento é provável que você tenha
alienado os judaizantes a ponto deles não mais o ouvirem.
Por causa
de sua sinceridade exagerada no falar, você também diminuiu suas oportunidades
de influenciar futuramente a igreja como um todo. Se tivesse atuado de forma
menos franca, sua presença poderia ser solicitada para integrar um comissão do ministério
para estudar a questão.
Você
poderia, então, ter contribuído com suas percepções, ajudando a delinear uma
boa recomendação do conselho a respeito da posição teológica dos judaizantes,
sem ter que resistir a personalidades em disputa .
Além
disso, Paulo, precisamos manter a união entre os que professam a fé em Cristo.
Os
judaizantes, pelo menos, permanecem conosco na confrontação do paganismo e do
humanismo à nossa volta e prevalecente na cultura do Império Romano atual. Os
judaizantes são nossos aliados na luta contra o aborto, a homossexualidade, a
tirania no governo etc. Não podemos permitir que diferenças sobre minúcias
doutrinárias obscureçam esse fator importante.
Também
devo mencionar que o conteúdo de suas cartas tem sido questionado, bem como seu
estilo. O comitê questiona a propriedade da estrutura doutrinária de sua carta.
É sábio importunar jovens cristãos, como os gálatas, com questões teológicas
tão pesadas? Por exemplo, em vários lugares, você alude à doutrina da eleição.
Você também entra numa longa discussão a respeito da lei.
Talvez
você poderia ter provado seu caso de outra forma, sem mencionar esses pontos
complexos e controversos do cristianismo. Sua carta é excessivamente
doutrinária, e provavelmente servirá apenas para polarizar as diferentes
facções nas igrejas.
Novamente,
precisamos enfatizar a unidade, em vez de assuntos controvertidos, que
acentuarão as divisões entre nós .
Em outro
lugar, você escreveu: “Ouçam bem o que eu , Paulo, lhes digo: Caso se deixem
circuncidar, Cristo de nada lhes servirá” (5:2, NVI). Paulo, você tem a
tendência de descrever as coisas estritamente em termos de preto-e-branco, como
se não houvesse áreas acinzentadas. Você precisa usar expressões mais
equilibradas, para não se tornar exclusivista.
De outra
forma, seu ponto de vista afastará muitas pessoas, e fará com que os visitantes
não se sintam bem-vindos. O crescimento da igreja não é promovido tomando-se
essa linha dura e permanecendo inflexível.
Lembre-se,
Paulo, não existe uma igreja perfeita. Precisamos tolerar muitas imperfeições
na igreja, porque não podemos esperar ter todas as coisas ao mesmo tempo. Se
você simplesmente pensar sobre sua experiência, você se lembrará de quanto fez
mal à igreja no tempo da ignorância.
Ao
refletir sobre seu passado, você pode tomar uma atitude mais simpática para com
os judaizantes. Seja paciente, e lhes dê algum tempo para chegar a um
entendimento melhor. Enquanto isso, regozije-se pelo fato de todos
compartilharmos a profissão de fé em Cristo, pois todos fomos batizados no nome
dele.
Sinceramente,
Conselho
de Doutrina e Ética da Convensão.
Parabéns pelo artigo. Excelente! Oxalá a CONVENÇÃO E CONVENÇÕES tomem conhecimento da presente postagem. Deus lhe abençoe.
ResponderExcluirPr. Wellington Silva, pastor e missionário nos Estados Unidos.