Quem sou eu

Minha foto
Atlanta, Georgia, United States
Pastor da AD-Brás em Atlanta Ministério de Madureira, Bacharel em Teologia, M.A Business,Articulista,Professor de diversas matérias teológicas. Casado com Pra.Magda Lima, pai de Paula & Kevin. Acima de tudo servo de Cristo.

18 outubro, 2011

As sete colunas que sustentam o fracasso.

 “ A sabedoria já edificou sua casa, já lavrou suas sete colunas ” Provérbios 9:1


INTRODUÇÃO

Toda construção precisa de colunas. No mundo espiritual também há construções que precisam ser edificadas: um ministério não aparece do nada, é edificado passo por passo (o que você faz hoje repercute no seu amanhã, o que você sofre hoje pode ser conseqüência de uma atitude no passado).

Uma carreira profissional também é edificada passo a passo, um casamento feliz idem. Uma relação familiar também. E assim por diante.
Ao longo da infância, o ser humano vai desenvolvendo sua personalidade e seu caráter. Podemos comparar com a construção de um edifício estruturado sobre colunas que lhe dão sustentação.
Se essas colunas são firmadas na virtude o edifício tende para um local de sucesso.

Porém, se as colunas estão firmadas em caráter defeituoso, o edifício pode ficar muito bonito, mas sempre estará tendendo para o fracasso.

O Senhor nos revela os tipos mais comuns de colunas usadas para construir fracassos. Vejamos:


1. INDIFERENÇA
Costuma se manifestar através da :

A) Preguiça : Pv 26:14,15 “…Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama … o preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca …”

B) Desinteresse : Pv 21:13 “ … o que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido ...”

C) Descaso :  Pv 1:23-27 “ … atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia … ”


2. INTOLERÂNCIA
 Costuma se manifestar através da :

A) Precipitação : Pv 29:20 “… tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele ...”

B) Vaidade :  Pv 16:18 “… a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda…”

C) Ausência de misericórdia :  Mt 7:12 “… portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas…”


3. IMPACIÊNCIA  
Costuma se manifestar através da :

A) Pressa :  Pv 21.5 “ … os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza … ”


4. INSATISFAÇÃO
Costuma se manifestar através da :

A) Irritação :  Pv 22:24,25 “ … não te associes com o iracundo,nem andes com o homem colérico,para que não aprendas as suas veredas e, assim,enlaces a tua alma ...”

B) Murmuração : Jd 1:16 “ … os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros …”


5. INSUBMISSÃO
Costuma se manifestar através da :

 A) Teimosia :  Pv 13:1 “… o filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão ...”

B) Rebeldia : 1 Sm 15:23 “ … porque a rebelião é como pecado de feitiçaria …”



6. INSENSATEZ
Costuma se manifestar através da :

A) Impiedade : Pv 8:7  “ … porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade ...”

B) Imprudência : Pv 17:10  “… mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato … ”


7. INGRATIDÃO
Costuma se manifestar através da :

A) Mágoa : Mt 5:8 “… bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus …”

B) Rancor :  PV 3:32 “…porque o perverso abominável ao Senhor …”
Rm 12:19 “… não vingueis avós mesmos, amados …”

C) Inveja :  Pv 14:30  “ … o sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos …”


“… meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza …” Pv 8:14 


Um comentário:

  1. Parabéns Pr. Josué por mais esta brilhante postagem! Instrutiva e edificante!
    Obrigado por compartilhar as revelações que Deus tem lhe dado!

    ResponderExcluir