Quem sou eu

Minha foto
Atlanta, Georgia, United States
Pastor da AD-Brás em Atlanta Ministério de Madureira, Bacharel em Teologia, M.A Business,Articulista,Professor de diversas matérias teológicas. Casado com Pra.Magda Lima, pai de Paula & Kevin. Acima de tudo servo de Cristo.

02 outubro, 2011

Falsos amigos – Tirando a máscara

 

O que é uma amizade? Poderíamos define-la como um sentimento de afeição, estima, consideração, afeto, amor, apego etc. São nossos amigos todos aqueles cuja felicidade nos faz sentir felizes e cujas tristezas nos entristecem; pelos amigos sentimos em relação a nós mesmos.

Mas será que toda amizade está embasada na simpatia, na probidade? Será que todo amigo é de fato o “ALTAR EGO”? Alguns dirão, com certeza, que só sentiremos o mesmo que sentimos em relação a nós mesmos pelos amigos verdadeiros. 
Eis, então, o grande dilema: existem amigos verdadeiros e amigos não verdadeiros? 

Sou de opinião de que há pessoas que são amigas e pessoas  que, mesmo fazendo parte de nossa convivência – e, por vezes, até da nossa intimidade – não o são. 
Em síntese, ou é amigo ou não é. Não existe amigo não verdadeiro, muito menos meio-amigo: uma pessoa é objeto da nossa estima, do nosso afeto, da nossa consideração, ou não é.

Muitas pessoas do nosso convívio nos parecem ser amigas – suas atitudes nos levam à acreditar nisto, e até elas próprias também costumam acreditar – porém, não são. Vejamos o caso daqueles “AMIGOS” que se comprazem com nossos infortúnios : os chamados gozadores que zombam folgadamente dos nossos desconfortos; muitos desses desconfortos são causados diretamente por eles para seu próprio deleite. 
São falsos amigos que, muitas vezes, como já acima dissemos, nem têm consiência que estão nesta condição. 
Na família,na escola, no trabalho, na igreja, nas festas há sempre um falso amigo tentando nos ver(ou nos tornar) o mais desconfortável possível. 
Quantas “BRINCADEIRAS” são impingidas com claro objetivo de nos causar ofensa, e incomodar?

Essas “brincadeiras”, quando analizadas à luz da psicanálise, certamente revelam sentimentos de despeito, de inveja, de rancor, por parte de quem as promovem.
Na verdade, não são brincadeiras, porque só se pode considerar brincadeiras as atitudes que divertem todas as partes envolvidas: se pelo menos uma das partes se sentir incomodada com tais atitudes, então não são brincadeiras.

Os hipócritas


Há, entretanto, um segundo grupo de falsos amigos: são pessoas que demonstram atitudes de amizades na nossa presença e na nossa ausência se comportam como inimigos: são os hipócritas.

Os hipócritas: são pessoas desonestas, infames, mentirosas. Ao contrário dos primeiros, estes têm consciência da soridez das suas atitudes. Há, ainda, aqueles que se enquadram nos dois grupos: às vezes têm consciência do seu comportamento pérfido, outras vezes não o percebem.

O fato é que toda falsa amizade é movida pelo egoismo. Amizade é, sobretudo, partilha, solidariedade, satisfação com o sucesso do outro.
A falsa amizade é uma inimizade não declarada, velada, disfarçada. 

Estes pseudos-amigos, são aqueles que te trata bem e que volta e meia fazem um comentário sobre você, maldoso e irônico, mas não tão maldoso a ponto de chocar, afinal, é apenas uma brincadeira, ou será que você perdeu o humor? 

É aquele que passou anos construindo a imagem do bom caráter de carteirinha, e pode fazer você levar a vida inteira na dúvida, sem ter coragem de encarar a verdade : que se trata  de um FALSO  AMIGO.


A tal imagem ilude muita gente, que durante anos pensa ser o personagem defensor das boas causas, dos fracos e oprimidos, que é sempre politicamente correto, faz parte do modelo claro de amizade. 
Incapaz de encarar uma briga de frente, ele não consegue nem ter inimigos, pois, como ser humano, ele não passa de um covarde, uma fraude.

Está sempre atrás de alguma vantagem (mesmo que pequena), e frequentemente comete traições (pequenas traições), que dificilmente poderão ser comprovadas. 
E se alguém ousa acusá-lo de alguma coisa, sempre haverá alguém disposto a defendê-lo, afinal de contas, uma pessoa com um passado tão correto, só mesmo um louco ousaria dizer alguma coisa contra ele.

Suas maldades e falhas de caráter nunca são grandiosas, porque nada nele é grandioso. Suas maldades são pequenas, porque tudo que ele faz é pequeno; pequeno como sua pessoa, como em sua alma. 

Infelizmente, tem-se que conviver com gente desta qualidade.



Verdadeiros Amigos 

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!


Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade!

"... em todo tempo ama o amigo e para hora da angústia nasce o irmão ..."
Provérbios 17:17


3 comentários:

  1. É lamentável que existam esses "falsos amigos" até mesmo dentro de nossas igrejas. Louvado seja Deus pelos amigos sinceros que ainda temos ou teremos, pois são eles que acrescentam algo de especial em nossas vidas, mas quanto aos falsos, oremos por eles para que deixem cair suas "Máscaras" e se tornem novas criaturas em Cristo Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Boa esta reflexão, falsos amigos são piores do que um inimigo declarado. Amigos de verdade jamais se separam ou prejudicam mas somam mesmo nas dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. As vezes me pergunto o que fazer para não ser enganada,oro a Deus e espero. Mas creio que não o compreendo talvez, pois continuo a me machucar e a acreditar nas pessoas erradas.
    É realmente lamentável mas sei que quem usa mascara não as consegue mate-las sempre sobre o rosto um dia ela cai e a verdade vem a tona.

    ResponderExcluir