Quem sou eu

Minha foto
Atlanta, Georgia, United States
Pastor da AD-Brás em Atlanta Ministério de Madureira, Bacharel em Teologia, M.A Business,Articulista,Professor de diversas matérias teológicas. Casado com Pra.Magda Lima, pai de Paula & Kevin. Acima de tudo servo de Cristo.

24 março, 2012

Verdadeiros adoradores

Os verdadeiros adoradores são aqueles que trabalham na obra do Senhor, dando suas vidas pela causa do mestre; embora muitos pensam que são os exclusivamente cantores.


A adoração a Deus é um estado constante em nosso espírito “recriado” (ligado a Deus pelo novo nascimento, através do Espírito Santo), não sendo determinada por momentos de louvor, mas uma vida de comunhão com o Espírito Santo; neste capítulo 4, a palavra adoração aparece 10 vezes indicando-nos, a necessidade de atentarmos mais para esse fato tão importante.

A verdadeira adoração exige serviço na obra de Deus e dedicação em obedecer à vontade de Deus e ganhar almas (esta é a prioridade da Igreja, a evangelização).


Devemos lembra-nos que Deus é Espírito e aqueles que desejam adorá-lo devem faze-lo em espírito e em verdade, ou seja, dispensando aos estímulos externos; com um coração sincero e temente a Deus. 
A adoração é a expressão maxima da oração. Jamais devemos confundir adoração com louvor, pois :

1 – Louva-se a Deus pelo que ELE fez ou faz, mas adora-se a ELE pelo que ELE é;
2 – O louvor é um agradecimento a Deus, a adoração é um engrandecimento de Deus;
3 – No louvor precisa-se da participação de outras pessoas e às vezes de instrumentos musicais, a adoração é individual e nasce dentro de nós, em nosso espírito;
4 – O louvor chega aos átrios, a adoração chega ao santo dos santos (presença de Deus);
5 – No louvor são usados o corpo e a alma; na adoração são usados o corpo (mortificado), a alma (lavada no sangue de Jesus) e o espírito (“recriado”);
6 – Para louvar a Deus não é preciso comunhão com o Espírito Santo, pois até os animais o louvam (Sl 148,149,150); para se adorar a Deus é preciso uma estreita comunhão com o Espírito Santo, pois é ELE que nos transporta ao trono.
7 –
O louvor é um aceno e cumprimento, a adoração é um abraço e um beijo cheio de amor.
8 – Tomemos como exemplo um marido que dá um carro de presente à sua esposa e manda entregar em sua casa. A esposa louva ao marido pelo seu ato de amor, mas quando o mesmo chega em casa ela o abraça e beija agradecida e cheia de amor (isso é adoração).
9 – Para louvar não é preciso nascer de novo, para adorar só com espírito “recriado” (ligado a Deus pelo novo nascimento, através do Espírito Santo).
10 – Observação: Por isso se vê tão poucos adoradores e tantos que louvam.
11 – Aos homens se aplaude (manifestação externa), a Deus se adora (manifestação interna).

O que Jesus está dizendo para a mulher que os judeus adoravam a Deus com a palavra de Deus (em verdade, pois possuíam todos os escritos do Pentateuco até os profetas) mas suas bocas diziam uma coisa e o coração outra. Não adoravam em Espírito, só com a verdade.

Os samaritanos adoravam em Espírito, pois não tinham nem o templo legítimo e nem a palavra( só adoravam o Pentateuco), faltava-lhes portanto a verdade

Jesus está dizendo que chegou o tempo de adorer em Espírito e em verdade, poise le envia o Espírito Santo àqueles que lhe aceitam como Senhor e Salvador, estes aprenderão o real sentido da adoração

Veja que é Deus que procura aos verdadeiros adoradores que o adoram em Espírito e em verdade.

Não é no Monte Gerezim em Samaria (templo destruído) nem no Monte Moriá em Jerusalém (onde estava eregido um suntuoso templo construido por Herodes) – mas a verdadeira adoração a Deus é feita onde você estiver, bastando para isso erguer o pensamento a Deus e adorá-lo, entregando-se totalmente ao Espírito Santo.

Adorar não é uma posição física, mas espiritual, pois tem que nascer no espírito humano gerada pelo Espírito de Deus.

Caim :  ofereceu sacrifício inferior ao de seu irmão Abel, pois Abel ofereceu sua própria vida a Deus (verdadeira adoração), tipificada no cordeiro que foi imolado e derramado o seu sangue; antítipo de Cristo.(Gn 4:2-5;Hb 11:4)

Abraão :  por já ser velho não poderia oferecer sua vida, pois pouco lhe restava para viver aqui na terra, por isso Deus lhe pediu uma vida mais preciosa, a de seu filho amado que já estava começando a ocupar o lugar que só era de Deus, no coração do velho patriarca.

Moisés : ofereceu sua vida quando deixou os seus 40 anos de orgulho de ser filho da filha de um faraó e passar a ser pastor de ovelhas por mais 40 anos e depois passar mais 40 anos dirigindo o povo de Deus pelo deserto, inclusive passando pelo Mar Vermelho, símbolo de batismo nas águas, morte. Se tivéssemos espaço e tempo falaríamos de tantos outros que entregaram a Deus o melhor da adoração, suas próprias vidas. (Hb 11:4,5,17,24,35-38)

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24


Um comentário:

  1. Tenho um blog que comecei agora, O Peregrino E Servo. Meu nome é António Batalha, passei e vi seu blog e gostei, quero deixar um convite: Gostava que fizesse parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino e Servo, Isto é, se quizer. De volta retribuirei seguindo seu blog também, se desejar colucar meu banner no seu blog me avise. Obrigado.

    ResponderExcluir