Quem sou eu

Minha foto
Atlanta, Georgia, United States
Pastor da AD-Brás em Atlanta Ministério de Madureira, Bacharel em Teologia, M.A Business,Articulista,Professor de diversas matérias teológicas. Casado com Pra.Magda Lima, pai de Paula & Kevin. Acima de tudo servo de Cristo.

24 julho, 2012

Não tenha inveja dos pecadores

Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todos os dia. Não tenha inveja dos homens malignos, nem queira estar com eles. Proverbios 23:17; 24:1

Todos já passamos por experiências em que sentimos que alguém próximo a nós repentinamente ficam frias, e mantêm uma distância de nós depois de escutar um acontecimento positivo em nossas vidas.É natural que os seres humanos cobicem a felicidade, e normalmente muitas pessoas supõem que a felicidade só pode ser alcançada através da aquisição de certas bênçãos em pontos definitivos em suas vidas.

Se eles não conseguem o que querem, se sentem tristes, mas vendo outra pessoa obtê-lo faz com que se sintam ainda pior sobre a sua situação. Como resultado, eles começam sentir inveja dessa pessoa. Isso pode acontecer a pessoas de todas as idades, religiões, seitas, ou filosofias.

Por exemplo, uma criança na escola gostaria de ter uma bicicleta nova. Assim, quando ele ou ela vê uma outra criança com uma bicicleta novinha, ele sente ciúmes e cobiça. As crianças mais velhas ou adolescentes almejam boas notas, boa aparência e popularidade em sua vida acadêmica; uma menina bonita, esperta e popular poderia atrair os sentimentos ciumentos das garotas introvertidas na sua classe.

Estes cenários continuam na idade adulta e, literalmente, ao longo das nossas vidas. Temos de aprender a identificar o comportamento invejoso e, em seguida, aprender como lidar com os sentimentos de inveja.


1 –
O silêncio ou a pausa que se segue o anúncio de sucesso: O amigo ou parente sincero vai começar a jorrar felicidade, assim que você informá-los sobre o seu aumento de salário, promoção, noivado, gravidez, aquisição de casa nova, ou de um carro novo. A pessoa com inveja, porém, vai fazer uma pausa em silêncio, e lhe dar um hesitante parabéns,à medida que eles tentam digerir a notícia. É difícil para eles se sentirem felizes por você quando ele está sendo dominado pelas chamas da inveja.

 2 –
O olhar orgulhoso que o rodeia quando está na companhia da pessoa invejosa : A inveja dessa pessoa transpira uma em direção à pessoa de quem eles estão com inveja, que estes últimos podem literalmente se sentir muito desconfortáveis e tensos em torno delas, semelhante a “ser culpado até provar ao contrário” . A simpatia entre uma pessoa e outra subitamente desaparecem.

3 – Rompimento do contato visual, ou qualquer tipo de contato por algum tempo: Depois de ouvir as suas boas notícias, o parente, vizinho, ou amigo invejoso irá desviar os seus olhos para longe de você, seja olhando para baixo ou para longe durante a conversa, e não entra muito em contato com você depois disso.
Você vê, os sentimentos de inveja deles fazem com que seja difícil para eles olhar para você ou falar com você – dói muito a eles, porque você tem algo que eles não possuem. Olhar e falar com você, esfregada o fato na cara deles, então eles cortam o contato.

4 –
Observações ridículas ou ácidas, ou antagonismo aberto: Algumas pessoas com inveja literalmente se tornam muito más, e começam a te colocar para baixo abertamente na frente dos outros. É uma contra-estratégia te puxar para baixo para que você fique do nível deles. Este comportamento duro pode realmente prejudicar a sua relação, a não ser que você ignore-o, centrando-se na razão do que está por trás: inveja.

Por exemplo, um amigo que realmente queria entrar na Universidade favorita não passou, e ele ou ela está triste e distante,enquanto você, quem ele considera menos inteligente, é aprovado na mesma Universidade. Conseqüentemente, ele pode começar a fazer outros comentários sobre a forma como você passou, apesar de não ser esperto o suficiente, ou o quão duro será para você quando for estudar lá, já que não possuem inteligência para isso, e assim por diante...

5 –
Competitividade ou imitação obsessiva: Para algumas pessoas com inveja, basta apenas dizer algumas besteiras e se distanciar da pessoa de quem ela está com inveja. Para outras, porém,não é suficiente simplesmente sentir inveja; elas não conseguem descansar enquanto não ver você perder a sua benção recém-adquirida, e tentar pegar para eles. Eles tentam fazer isso entrando imediatamente em um turbilhão de ações: se é um traje adorável que todo mundo gostava de você, eles correm para comprá-lo, não importa quantas eles precisem correr para isso.

Se é um fascinante novo visual que está recebendo elogios de todos, eles correm para o salão de beleza para conseguir o mesmo visual. Se é um prato de comi da que você fez e que todos gostaram e elogiaram durante um jantar, eles vão logo tentar essa receita, até que consigam fazer exatamente como você faz. Algumas pessoas invejosas fazem a imitação de forma discreta, enquanto outras não poderia ser mais óbvias do fato de que elas não deixam pedra sobre pedra em dirigir a atenção, o sucesso, os elogios e a popularidade para longe de você e em direção a eles.

6 – Sabotagem : Não obstante os filmes que mostram a menina invejosa intencionalmente derramar bebida no vestido da vencedora do concurso de beleza, há pessoas tão invejosas que podem fazer este golpe baixo na vida real. Ficar triste, antagonizar, ou concorrer, não é suficiente para eles. Eles vão mais além no sentido de tentar sabotar o que te faz bem sucedido.

O colega de trabalho poderia fazer isso difamando você para o seu patrão se descobrir que
você está sendo considerado para uma promoção, a ex-melhor-amiga poderia falar mal sobre você para a sua nova amiga, a irmã poderia erradamente reclamar de você, de modo que ela possa sair com seus amigos enquanto você fica emcasa fazendo as tarefas, e assim por diante.

Será que existe alguma pessoa que você conhece, e que está com inveja de você, só que você não sabe e nem desconfia dela? O mal humor, competição, imitação ou difamação está incomodando você. Como lidar com tudo isso?

   A)
Ignore-os : Sim, é mais fácil dizer do que fazer. Mas, na verdade, pense nisso. Você quer estragar sua compostura, a paz, humor, auto-estima, pensando nessas pessoas invejosas ? Por que se preocupar ? Use o seu tempo, auto-estima, e talentos para buscas coisas mais produtivas, e você não será capaz de fazer isso até que você aprenda a se desapegar, ignorando as travessuras deles. Eles não valem o esforço. Faça a sua parte, entregue estas pessoas nas mãos de Deus durante suas orações. Deus sabe exatamente o que fazer com pessoas invejosas.

B) Esteja  sempre  sorrindo, seja comportado  e  educado: Nada extingue fogo como a água !  As pessoas bem sucedidas não só ignoram malícia – eles pegam essas oportunidades para converter os seus inimigos em amigos. A melhor maneira de fazer isso - e a mais difícil – é fazendo o bem a essas pessoas, assim que tiver a oportunidade.

Então, aquele colega de trabalho que deliberadamente expôs seu blefe e arruinou suas chances de um aumento e salário no último trimestre, está doente?Visite-o no hospital e deseje uma rápida recuperação. As chances são que as suas relações tensas com ele vão ficar muito melhores.
Nunca se rebaixe ao nível deles ! Não se combate fogo com fogo. Se você começar a devolver olho por olho,você não é melhor do que eles. Dois negativos, não fazem um positivo. Não recorra à vingança, não importa o quanto você pode ser tentado. Alguns fofoqueiros poderiam te induzir a lutar, dizendo: Você ouviu o que a (pessoa invejosa) disse sobre você ? ”.

Ignore essas tentativas de guerra, os outros apenas querem ser entretidos por sua conta. Isso irá tornar a situação ainda pior.

É importante perceber que cada um de nós conseguiremos o que está destinado para nós. Se manter constantemente a par das aquisições dos outros e copiar o que eles têm, se perguntando porque você não tem isso, só irá resultar na
destruição de nossa própria paz e felicidade pessoal.

Se contente com o que você tem e quem você é.Trabalhe duro para fazer o que você ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário